Azulejos Antigos em Conjunto Arquitetónico em Petrópolis RJ

Murais de azulejos estação ferroviária São Bento,Porto – Lisboa

É simplesmente incrível se deparar com gigantescos murais que recobrem as paredes da estação de trem São Bento,  em cidade do Porto em Lisboa.

Estação Ferroviária de Porto – São Bento, igualmente denominada de Estação de São Bento, e originalmente como Estação Central do Porto, é gerida pela Infraestruturas de Portugal, SA, é uma interface de caminhos de ferro da Linha do Minho, que serve a cidade do Porto, em Portugal. Está situada na Praça de Almeida Garrett, tendo o edifício da Estação, de influência francesa, sido delineado pelo arquitecto portuense José Marques da Silva.[1][2] Entrou ao serviço, de forma provisória, no dia 8 de Novembro de 1896[3], só tendo sido oficialmente inaugurada em 5 de Outubro de 1916.[4]Situada no Centro Histórico do Porto, a estação afirmou-se como um dos principais monumentos na cidade[5], sendo especialmente célebre pelos seus painéis de azulejo.

Mural de azulejos pintados a mão

Mural de azulejos antigos pingados a mão

Mural de azulejos no Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa

Encontra-se em uma das salas do mosteiro um esplêndido mural de azulejos

Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro dos Jerónimos ou Mosteiro de Santa Maria de Belém é um mosteiroportuguês da Ordem de São Jerónimoconstruído no século XVI. Situa-se na freguesia de Belém, na cidade e concelho de Lisboa. Tem, desde 2016, o estatuto de Panteão Nacional

Mural de azulejos decorados

 Mural de azulejos decorados

Painel decorativo no cetro cultural Dragão do Mar em Fortaleza

O complexo foi batizado de Dragão do Mar em homenagem ao históricopersonagem cearense Chico da Matilde, jangadeiro símbolo do movimento abolicionista no estado, que, em 1881 recusou-se a transportar escravos para serem vendidos no sul do país.Painel decorativo em cetro cultural dragão do mar

Painel decorativo em centro cultural dragão do mar

 

Museu Oscar Niemeyer em Curitiba

  1. O Museu Oscar Niemeyer localiza-se na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, Brasil.

O complexo de dois prédios, instalado em uma área de trinta e cinco mil metros quadrados (dos quais dezenove mil dedicados à área de exposições), é um verdadeiro exemplo da Arquitetura aliada à Arte.

O primeiro prédio foi projetado por Oscar Niemeyer em 1967, fiel ao estilo da época, concebido como um Instituto de Educação. Este edifício possui o segundo maior vão livre do Brasil, com 65m.[1] Foi reformado e adaptado à função de museu, para o qual Niemeyer projetou o anexo, lembrando um olho, imprimindo-lhe uma nova identidade característica.

Inaugurado no dia 22 de novembro de 2002 com o nome de Novo Museu, com a conclusão do anexo foi reinaugurado em 8 de Julho de 2003, recebendo a atual denominação. É conhecido localmente como Museu do Olho, devido ao design de seu edifício e como MON, abreviatura para Museu Oscar Niemeyer.

A instituição tem como foco as artes visuais, a arquitetura e o design. Pela sua grandiosidade, beleza e pela importância do acervo, atualmente representa uma instituição cultural com projeção nacional e internacional.

Museu Oscar Niemeyer em Curitiba

Grande destaque para os enormes painéis de azulejos projetados por Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer em Curitiba

Museu Oscar Niemeyer em Curitiba

Mais um painel de azulejos de Poty Lazarotto em Curitiba “A Viagem”

Poty Lazzarotto: “A Viagem”

Uma das obras de Poty Lazzarotto no Aeroporto Internacional Afonso Pena em São José dos Pinhais/Curitiba é um azulejo de 2,50 x 13 metros, chamado “A Viagem”. A obra apresenta um grande mapa-múndi em que os países são simbolizados através de personagens, pontos turísticos, ou características gerais. Destaque para detalhes e elementos como: Estátua da Liberdade, Torre Eiffel, Leonardo da Vinci, entre outros.

“A Viagem” ainda retrata um personagem que representa um passageiro de Curitiba observando possíveis destinos. Há também referências a viagens de outros períodos e meios de transporte alternativos como a caravela, trenó, dirigível, entre outros.

A Viagem - Poty Lazzarotto - Aeroporto Internacional Curitiba São José dos Pinhais - Curitiba Space

Aeroporto Internacional de São José dos Pinhais/Curitiba fica na Av. Rocha Pombo, 2730, Águas Belas – São José dos Pinhais.

Referências:
PEDROSO, Daniela. Poty: Murais Curitibanos. Curitiba. 

Painel de azulejos de “Poty Lazzarotto” em mercado municipal de Curitiba 

  O primeiro mercado municipal surgiu em 1860 devido a grande quantidade de pessoas que traziam seus produtos para vender na cidade. Passou por vários lugares até ser inaugurado no atual local em 1858. 

Este painel de azulejos de Poty Lazzarotto de Março/2003, homenagem do Banco do  Brasil aos 310 anos de Curitiba.

Mesa “Boneca Russa” revestida com azulejos Prates

A mesa “Boneca Russa” foi projetada para receber a aplicação em seu tampo dos azulejos Prates.

A arte dos azulejos foram criadas com harmonia e requinte para revestir móveis e ambientes internos e externos.

 

mesa azulejada

Azulejos personalizados em Inhotim ¨galeria Adriana Varejão¨

O Instituto Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina.
Em destaque a galeria de Adriana Varejão.
azulejos personalisados e artísticos em Inhotim

Azulejos decorados em Mosteiro de São Bento “Olinda”

A Igreja e Mosteiro de São Bento perfazem um importante complexo arquitetônico barroco situado em Olinda, Pernambuco , sendo tombado nacionalmente e, junto com grande parte do centro histórico da cidade, também como Patrimônio Histórico da Humanidade  pela UNESCO

A construção da atual Igreja de SÃO BENTO foi iniciada mais ou menos em 1660 após o incêndio do antigo complexo pelos holandeses, e foi terminada em 1761.

Em destaque azulejaria portuguesa.

azulejo português

painel de azulejos portugueses